SINTETIZACAST: “Desconstruindo Heróis”#7 – Os Bandeirantes

Para fazer o DOWNLOAD, clique nos três pontinhos à direita da barra de áudio

Vamos acompanhar o último episódio da Série Desconstruindo Heróis, que marca a estréia do SINTETIZACAST! A Escola de Samba Mangueira foi Campeã do último Carnaval carioca desconstruindo a imagem de algumas personalidades da história brasileira exaltadas nos livros como verdadeiros heróis da nação. O Enredo História para Ninar Gente Grande, do carnavalesco Leandro Vieira, escolheu sete personagens para mostrar que o que se conta deles de não corresponde muito bem à realidade dos fatos…

Os Bandeirantes Bartolomeu Bueno da Silva “Anhanguera” (Pai e Filho), Domingos Jorge Velho e Borba Gato foram, na literatura e na pintura nacionalista do século XIX e inicio do XX, representados como heróis e desbravadores de uma terra hostil e gigantesca, homens de grande coragem e bravura, bem armados, bem vestidos, calçando botas, usando chapéus e com traços puramente europeus. A população indígena tem boas recordações deles? A Professora de História do SINTETIZANDO, Ingrid Garcia, conta pra nós.

O SINTETIZACAST é uma parceria ALLE Comunicação/SINTETIZANDO, que oferece um conteúdo de qualidade, de forma impressa e on-line, e que te prepara de verdade para o ENEM. SINTETIZANDO O CONTEÚDO DO ENEM PARA VOCÊ!

Conheça: www.sintetizando.com.br

Fonte da Imagem