ENTREVISTA: Michele Vatelavic

Para fazer o DOWNLOAD, clique nos três pontinhos à direita da barra de áudio

A Adviser do Youth Action Hubs Brazil explica o que é este projeto-piloto da ONU, que está sendo implantado aqui no país e em outras nações também.

Os jovens representam aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas em nossa população mundial (a maior na história da humanidade até hoje). Com isso em mente, a United Nation Conference on Trade and Development (UNCTAD), agência da ONU responsável por questões relacionadas ao comércio internacional, investimentos e desenvolvimento, creditou aos jovens participação especial na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Assim, surgiu a ideia de criar uma plataforma denominada “Rede da Juventude da UNCTAD” (em inglês UNCTAD Youth Network) originada a partir do primeiro Fórum da Juventude da UNCTAD, em Nairobi, no Quénia, em 2016, sob o tema geral “Moldar o Mundo que Queremos” (Shaping the World We Want).

A UNCTAD Youth Network decide sobre os tópicos a serem cobertos por seus membros. Até agora, as discussões cobriram as seguintes questões: empreendedorismo social jovem, a Nova Economia, a Economia Verde, segurança cibernética, blockchains, desenvolvimento de aldeias inteligentes. Questões que impactam de forma incremental a juventude, como tecnologias disruptivas, um mercado de trabalho que muda rapidamente e a força dos influenciadores da mídia social são frequentemente trazidos pelos participantes. O mesmo acontece com o desenvolvimento de habilidades na forma de liderança, confiança, construção de marca pessoal e o direito de falhar.

Dois anos após sua criação, a UNCTAD Youth Network, no Segundo Fórum da Juventude, em Genebra, Suiça, lançou os Youth Action Hubs (YAH), uma iniciativa que permite que os jovens se envolvam globalmente para contribuir com suas opiniões referente aos assuntos dentro do mandato da UNCTAD, além de fomentar e inspirar jovens a agirem localmente como patriocinadores de mudanças em suas cidades e comunidades.

Mais informações:
https://unctad.org/en/Pages/Youth-Network.aspx

Fonte: www.facebook.com/yah.cwb

Imagem: Acervo Pessoal / Facebook