Como membros da Frencoop tem atuado em meio à guerra contra o Coronavírus

Para baixar o áudio, clique nos três pontinhos à direita

Em reuniões constantes, por videoconferência, com parlamentares brasileiros, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tem informado os Deputados e Senadores sobre possíveis medidas em estudo pelo Governo Federal para o agronegócio, em função das ações de controle do coronavírus. Entre elas a distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em apoio aos pequenos produtores rurais. Participante assíduo das videoconferências, o deputado federal Luiz Nishimori (PL-PR) acredita ser necessário manter a serenidade para defender a agricultura neste momento delicado. Já o deputado federal Schiavinato (PP-PR), reforçou a necessidade de dar condições para o caminhoneiro trabalha e, com isso, garantir o escoamento da produção e o abastecimento. Ambos são membros da Frencoop. Evair de Melo, o Presidente da Frencoop, também tem participado das reuniões virtuais.

******

Em resposta à crise provada pela pandemia de coronavírus (Covid-19) no Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou projeto que permite a distribuição de alimentos da merenda escolar às famílias de estudantes da rede pública. O PL 786/2020, apreciado por meio de uma sessão virtual, ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal para passar a valer. Além de atender os alunos, o projeto também beneficia produtores rurais que já atendem à demanda das escolas federais, estaduais e municipais. O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), votou favorável à medida.

******

Atendendo à indicação da deputada Leandre (PV-PR), a comissão externa da Câmara dos Deputados que analisa ações contra o novo coronavírus debateu em 07/04 a situação das instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) no Brasil. A reunião foi organizada em parceria com a CIDOSO (Comissão de Defesa dos Direitos Das Pessoas Idosas). Durante a reunião técnica, especialistas da sociedade civil organizada, parlamentares, e representantes do governo procuraram soluções para estabelecer um fluxo de encaminhamento claro para que os idosos que precisem de atendimento sejam atendidos, e que este atendimento seja feito com de forma prioritária. “Não dá para fazer isolamento de pessoa idosa com sintomas da Covid-19 dentro das instituições de longa permanência”, destacou a deputada Leandre.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Imagem: Divulgação