Potássio: nutriente essencial em sistemas de produção de soja

Para baixar o áudio, clique nos três pontinhos à direita da barra!

O potássio é o segundo nutriente mais exportado pela soja, atrás apenas do nitrogênio, que é fornecido via fixação biológica. Estudos desenvolvidos pela Embrapa indicam que, em média, a soja demanda de 20 kg/ha de potássio para cada tonelada de grãos produzida. Essa alta exportação, quando não é reposta nas quantidades exportadas, pode levar à redução da disponibilidade do nutriente no solo e, consequentemente, à redução de produtividade.

Entre os nutrientes essenciais em sistemas de produção de soja, o potássio é, relativamente, o mais simples. A afirmação é do Professor Tales Tiecher, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Adilson de Oliveira Jr é Pesquisador da Embrapa Soja, de Londrina/PR. Ele diz que o uso de fertilizantes numa plantação de soja passa por uma pergunta importante. O manejo da adubação com potássio em solos do Cerrado tem resultados interessantes. Quem fala um pouco sobre eles é Antonio Furtini, do Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo (ITC), da Cooperativa Comigo, de Rio Verde/GO.

Tales Tiecher, Adilson de Oliveira Jr e Antonio Furtini participaram em 30/09 do Painel Adubação com Potássio em Sistemas de Produção de Soja, transmitido pelo Radar da Tecnologia, o Canal da Embrapa Soja no Youtube. A live teve a mediação do Pesquisador da Embrapa Soja, César de Castro.

Acompanhe na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=j2gFsBEjlmg&t=3434s

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Imagem: Reprodução Radar da Tecnologia/YouTube