É preciso aprender que cooperar é mais importante que competir

A Superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, representou a Casa Mãe do Cooperativismo Brasileiro no primeiro “Encontro de Núcleo Cooperativo” do Segundo Semestre, que o Sistema Ocepar realizou de maneira virtual em 08/11. Para Tânia, o gigantismo das cooperativas paranaenses é reflexo do trabalho organizado desenvolvido pela Unidade Estadual.

O primeiro dos “Encontros de Núcleos Cooperativos” que acontecem nesta semana reuniu coops da Região Centro-Sul do Paraná. Para o Coordenador do bloco, o Ex-Presidente da Castrolanda e Diretor da Ocepar, Franz Borg, é preciso aprender que cooperar é mais importante do que competir.

A reunião do Núcleo Centro-Sul reuniu 85 lideranças cooperativistas, de 20 cooperativas de seis ramos econômicos da região e teve a Agrária como anfitriã. O encontro contou ainda com as participações do Superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, da Coordenadora de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar, Daniely Andressa da Silva, do Gerente Jurídico da Fecoopar, Anderson Lechechen e do Presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Eles apresentaram alguns projetos do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200).

O Professor da Universidade Mackenzie, Pedro Martins, ministrou palestra com o tema “Estratégia de Desenvolvimento no Cenário Global”. Na sequência, Cláudio Shimoyama, do Grupo Datacenso, falou sobre a “Pesquisa de Imagem e Posicionamento das Marcas das Cooperativas do Paraná”.

A próxima reunião dos “Encontros de Núcleos Cooperativos” está acontecendo nesta terça, pela manhã, pela plataforma Teams, com as cooperativas do Sudoeste, tendo a Coagro e a Sicredi Fronteiras PR/SC/SP como anfitriãs; no dia 10, a Coamo e a Credicoamo serão as anfitriãs do evento com cooperativistas do Noroeste e Norte; e, no dia 11, haverá a participação de lideranças do Oeste, com a Lar e Lar Credi como anfitriãs. As reuniões vão das 08h30 às 12h. O Sistema Ocepar promove duas rodadas dos “Encontros de Núcleos” ao ano. A primeira ocorreu em março, juntamente com as pré-assembleias.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Imagem: Comunicação Ocepar