Podcast Apasem #3: “Sementes do Paraná”

Ao longo dos últimos anos, os produtores de sementes do Paraná vêm constantemente aprimorando suas técnicas, no campo e nas unidades de beneficiamento (UBS). Com isso, o Estado ganha destaque no cenário nacional, tornando-se referência no mercado. Agricultores, obtentores e pesquisadores são taxativos: a qualidade da semente paranaense nos dias de hoje é o resultado de uma busca constante em oferecer o melhor ao mercado.

Diferentes fatores ajudam a explicar essa vitrine nacional, como explica Luiz Henrique Deschamps, Coordenador de Produção de Sementes da Frísia Cooperativa Agroindustrial. O padrão de qualidade para as sementes exigido pela lei é de 80% de germinação, mas segundo o Gerente de Sementes da Cooperativa Castrolanda, Filipe Oliveira, a régua está aumentando no Paraná. Os produtores rurais não abrem mão de qualidade no momento de planejar a safra. Que o diga o agricultor Ely Azambuja. Muitos produtores têm seguido essa cartilha e o resultado é alto reconhecimento e respeito pelas sementes produzidas no Paraná. Josef Pfann Filho, Diretor da Apasem (Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas), conta que grande parte dos bons produtores brasileiros estão no Estado, seja por cooperativas ou mesmo individuais. O Paraná caminha para, num futuro próximo, se tornar o maior produtor de sementes do Brasil. A previsão é de Marcelo Steffen, Gerente Comercial da GDM Seeds. Roberto Cella, Gerente Regional de Soja do Paraná na Bayer, conta que a maior parte das sementes cultivadas em território paranaense atendem às necessidades do próprio mercado estadual, o que ajuda a explicar outro fator dentro do agronegócio: as quebras consecutivas de recordes na produção de grãos no campo.

Saiba mais sobre as sementes do Paraná: www.apasem.com.br

Você pode ouvir outros podcasts da série nos agregadores Spotify ou Deezer, procurando por “Podcast Apasem” ou ainda nas redes sociais da entidade.

Deezer: https://deezer.page.link/db53r8NL7N1fsv3w9