Projeto torna obrigatório giroflex em veículos de fiscalização agropecuária – Aprovada criação de política de mobilidade para facilitar escoamento da produção rural

O Projeto de Lei 2425/21 institui a obrigatoriedade de giroflex – equipamento de iluminação intermitente ou rotativa sobre veículos de segurança e emergência – nos veículos de fiscalização agropecuária. O objetivo é que esses veículos sejam visíveis a distâncias maiores, contribuindo para a segurança viária, especialmente em áreas rurais sem iluminação pública.

O projeto, apresentado pela deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Aline Sleutjes argumenta que a falta de sinalização dos veículos de fiscalização agropecuária aumenta a possibilidade de acidentes, principalmente quando essas máquinas trafegam em vias públicas.


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria uma política para assegurar a mobilidade no meio rural e o escoamento da produção do campo por estradas vicinais. O Projeto de Lei 1146/21, do deputado Christino Aureo (PP-RJ), foi aprovado na forma de substitutivo da relatora, Aline Sleutjes (PSL-PR). Para Sleutjes, a medida é importante para impulsionar a economia rural e dar melhores condições de vida a quem mora no campo.

A Deputada Aline Sleujtes é membro da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo).

Com informações da Agência Câmara.

Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados