Entrevista com GUILHERME GREIN

O Presidente da Cooperante destaca a intercooperação com a Witmarsum e a importância de se pôr em prática o Princípio #6 do Cooperativismo.

O suco de uva tinto integral Witmarsum foi lançado durante a “39ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados (Mercosuper)”, realizada em Pinhais (PR), de 5 a 7 de abril. Produzido a partir da colheita seletiva de uvas bordô, sem adição de açúcar e livre de conservantes, o produto chegará, nas próximas semanas, às gôndolas dos principais supermercados de Curitiba e Região Metropolitana. O lançamento do suco é resultado de uma aliança de intercooperação entre as cooperativas paranaenses Cooperante e Witmarsum. A parceria tem por objetivo ampliar o acesso do produto no varejo, reduzindo custos e otimizando operações logísticas. A uva é produzida por 62 famílias de cooperados da Cooperante, sendo o suco envasado com a marca Witmarsum, cooperativa reconhecida pela qualidade de seus produtos lácteos (leite e queijos), já tradicionais no mercado curitibano.


A aliança estratégica entre Witmarsum e Cooperante, na produção e comercialização de suco de uva integral, foi um dos resultados do Programa de Intercooperação da Região Centro-Sul. Lançado em 2018 pelo Sistema Ocepar, teve por objetivo prospectar novos negócios a partir da união entre cooperativas de médio e pequeno porte. Funcionários da entidade foram provocados a encontrar soluções para problemas em comum do setor, mapeando possibilidades de sinergia e oportunidades por meio de ações conjuntas. A iniciativa fez parte do Programa de Alta Performance da FAE Business School, promovido por meio do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). As equipes de trabalho do Sistema Ocepar realizaram visitas técnicas, reuniões e workshops com dirigentes e gestores das cooperativas da região, para aproximar, conhecer as diferentes realidades e incentivar parcerias. Oito cooperativas da região participaram do programa: Camp, Clac, Coacan, Coamig, Coopagrícola, Cooperante, Unicastro e Witmarsum.


Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Imagem: Comunicação Ocepar