“Paraná Trifásico” já alcança quase 8 mil quilômetros de redes modernas em regiões rurais

Desde que foi lançado, em 2019, o Programa “Paraná Trifásico” construiu quase oito mil quilômetros de redes trifaseadas em todo o Estado. A extensão equivale a mais de 10 vezes a distância entre Foz do Iguaçu e Paranaguá. As estruturas concluídas representam 31,6% do total previsto para a iniciativa até 2025, período em que estão sendo destinados dois bilhões e 700 milhões de reais para a construção de 25 mil quilômetros de redes em áreas rurais.

Somente em 2022, o programa vai investir 450 milhões em quatro mil quilômetros de novas redes. Na prática, toda a espinha dorsal da rede de distribuição na área rural está sendo trifaseada, substituindo a tecnologia que marcou a primeira grande revolução elétrica no Interior, nos anos 1980. A substituição das antigas estruturas monofásicas por trifásicas, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, está proporcionando energia de maior qualidade à população rural.

O Presidente da Copel, Daniel Slaviero, explica que, para além dos números e da tecnologia empregada, o programa está promovendo um salto na qualidade do fornecimento de energia à área rural.

Com informações do Repórter Felippe Salles, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Imagem: José Fernando Ogura/AEN