Coops paranaenses apresentam cases de sucesso em inovação e sustentabilidade

A programação do “1º Seminário Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo”, realizado em 25/05, contou com apresentações de cases de cooperativas paranaenses sobre inovação e sustentabilidade no agro. O primeiro a falar foi Luiz Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da Cocamar, de Maringá. Ele apresentou projetos bem sucedidos de Integração Lavoura/Pecuária/Floresta, o ILPF.

O Coordenador Ambiental e Florestal da cooperativa Frísia, Francis Bavoso, apresentou o sistema de biodigestores investido pela coop sediada em Carambeí, que transforma dejetos de animais e resíduos da agroindústria em eletricidade limpa, renovável e barata.

Direto da cooperativa Lar, de Medianeira, o trabalho é com a proteção de nascentes e a conservação de áreas de preservação permanente. Quem apresentou o case foi Clédio Marschall, Superintendente Administrativo-Financeiro da coop.

A energia fotovoltaica, a conhecida energia solar, é um dos investimentos de sucesso da cooperativa Integrada, de Londrina. Quem falou sobre esse trabalho foi Adair Sulzbacher, Gerente de Engenharia da Integrada.

O evento foi o primeiro de um total de quatro a serem realizados pelo Brasil, uma criação do Canal Rural e do Sistema OCB, e contou com transmissão dos canais do YouTube do Canal Rural, da OCB e da Ocepar, a TV Paraná Cooperativo.

Saiba tudo o que aconteceu no “1º Seminário Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo”: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Imagem: Reprodução YouTube