Governador entrega licença de construção para unidade de suínos da C.Vale, em Palotina

O governador Carlos Massa Ratinho Junior formalizou a entrega nesta sexta-feira, em Palotina, no Oeste, da licença de instalação da Unidade Produtora de Leitões Desmamados da cooperativa C.Vale no município. O processo de agroindustrialização da instituição, iniciado há 25 anos com a avicultura, vai se expandir com a estrutura composta por cinco galpões que serão capazes de alojar até cinco mil fêmeas que vão produzir 160 mil leitões por ano.

Com essa quantidade, a Unidade tem capacidade para abastecer até 40 novas Unidades de Terminação de Suínos para até mil animais cada. A cooperativa investe 75 milhões de reais no empreendimento. Os dejetos serão armazenados em biodigestores capazes de gerar aproximadamente 5.700 Kwh/dia de energia elétrica. O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, explica que o investimento permite ampliar a produção de leitões e o fornecimento de suínos ao frigorífico que a Frimesa está construindo em Assis Chateaubriand, sendo o maior da América Latina.

Os empregos gerados pela expansão da C.Vale junto a outras empresas da região de Palotina tem impacto em cerca de 35 municípios. Fato que vem ao encontro dos 120 bilhões de reais em investimentos atraídos pelo Estado desde 2019. Ratinho Junior destacou que empreendimentos como este são mais uma prova do bom momento do Paraná neste quesito.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações do repórter Gustavo Vaz, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Imagem: José Fernando Ogura/AEN