Audiência no Senado debate Plano Clima e alerta para riscos ao agro

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal promoveu, nesta quarta-feira (27), audiência pública para discutir os impactos do Plano Clima, política nacional que orientará as ações do Brasil no enfrentamento às mudanças climáticas até 2035. O debate reuniu representantes de órgãos governamentais, do setor produtivo e de entidades da sociedade civil, incluindo a participação de Leonardo Papp, Consultor Ambiental do Sistema OCB.

Elaborado pelo governo federal, o Plano Clima está estruturado em propostas setoriais e temáticas que definem compromissos de mitigação e adaptação, em consonância com as metas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris. O país se comprometeu a reduzir em 53% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030 e a alcançar a neutralidade climática. No entanto, a proposta de Plano Setorial de Agricultura e Pecuária tem gerado preocupação entre especialistas e representantes do setor produtivo. Isso porque atribui ao agro a maior parcela de responsabilidade pelas reduções de emissões — até 54% do total — enquanto outros segmentos, como o de energia, chegam a ter permissões para ampliar emissões em até 44% no mesmo período. Segundo Leonardo Papp, essa desproporção ameaça a credibilidade e a efetividade da política.

Para saber mais sobre este assunto, acesse o site: www.somoscooperativismo.coop.br e siga: @sistemaocb
Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga: @sistemaocepar
Foto: Sistema OCB

www.somoscooperativismo.coop.br/noticias-representacao/audiencia-no-senado-debate-plano-clima-e-alerta-para-riscos-ao-agro