Podcast PÁGINA DA SAÚDE #20: Mitos e verdades sobre varizes – As plantas mais perigosas para cães e gatos – Novo tratamento para doença rara do fígado – Pesquisadores criam IA para detectar infecções em cirurgias
Quase metade dos adultos brasileiros apresenta algum grau de insuficiência venosa crônica, condição ligada às varizes e que pode evoluir para trombose ou úlceras, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia. A cirurgiã vascular Camila Kill alerta que o atraso no tratamento ocorre por desinformação, já que hoje existem métodos modernos, como o endolaser, sem cortes e com recuperação rápida. O diagnóstico precoce por ecodoppler é essencial para evitar complicações e facilitar o tratamento.
***
Algumas plantas comuns em casas e jardins, como comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, lírios e mamona, podem causar intoxicação grave e até a morte de cães e gatos, alerta a veterinária Catia Massari, da Facens. Ela recomenda que tutores removam ou mantenham essas espécies fora do alcance dos animais e fiquem atentos a sintomas como vômito, diarreia e dificuldade respiratória. Em caso de suspeita de envenenamento, a orientação é procurar imediatamente atendimento veterinário.
***
A Anvisa aprovou o Iqirvo, comprimido da Ipsen, para tratar a colangite biliar primária, doença hepática rara e autoimune que afeta principalmente mulheres e pode levar à falência do fígado. O medicamento ajuda a reduzir a progressão da doença e aliviar sintomas como fadiga e coceira, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Especialistas destacam a importância de acompanhamento personalizado, já que os sintomas variam de pessoa para pessoa.
***
Pesquisadores da Mayo Clinic desenvolveram uma inteligência artificial capaz de detectar infecções em feridas cirúrgicas a partir de fotos enviadas pelos pacientes, com alta precisão. O sistema, treinado com mais de 20 mil imagens, identifica incisões e sinais de infecção, oferecendo monitoramento pós-operatório mais rápido e eficiente. Especialistas destacam que a tecnologia pode transformar os cuidados de pacientes em casa, acelerando diagnósticos e melhorando a recuperação.
***
O Podcast PÁGINA DA SAÚDE é uma produção da ALLE Comunicação. A narração é de Alexandre Salvador. A direção é da jornalista Jaqueline Falcão, criadora da “Página da Saúde” (www.paginadasaude.com.br). Ouça, siga o canal e compartilhe sem dó!
Imagens: Página da Saúde
