Projeto cria linha de crédito para produtores rurais com recursos do pré-sal

Um pacote bilionário de socorro ao setor agropecuário está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O projeto cria uma linha especial de crédito para renegociação de dívidas rurais com recursos do Fundo Social do Pré-Sal. A proposta vem sendo negociada entre o Governo Federal e o relator da matéria, o senador Renan Calheiros/AL.

Renan ampliou a ajuda para outros produtores endividados, além daqueles afetados por secas e enchentes. A iniciativa prevê prazo de até dez anos para pagamento das dívidas com carência de até dois anos e a criação de um fundo garantidor para operações de crédito rural. O projeto também autoriza o uso de receitas correntes do Fundo Social do Pré-Sal de 2025 e 2026, além do superávit financeiro do fundo, para financiar a nova linha especial de crédito.

Para o Ministro da Fazenda, Dario Durigan, a intenção é construir um texto de consenso sem comprometer o equilíbrio das contas públicas. A possibilidade da edição de uma medida provisória pelo Executivo também foi confirmada pelo senador Renan Calheiros.

Com informações da Rádio Senado, repórter Patrícia Oliveira.

Saiba mais: www.paranacooperativo.coop.br
Siga: @sistemaocepar
Foto: Magnific.com/Direitos Reservados – Imagem Ilustrativa