APASEM ENTREVISTA #05: Outubro Rosa: a prevenção sempre será o melhor remédio!
Em 2024, podem ser registrados quase 70 mil novos casos de Câncer de Mama, só aqui no Brasil. O dado é assustador. Se isso realmente se confirmar, a doença continuará como o tipo de tumor mais incidente entre as mulheres no país. Essa constatação é do INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Daí a importância do “Outubro Rosa”, mês de conscientização e combate a essa terrível doença. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maior será a chance de cura. Em Cascavel, no Oeste do Paraná, uma entidade tem desenvolvido, há mais de 10 anos, muitas atividades em prol dessa campanha internacional: é o “Cascavel Rosa”.
Desde a sua fundação, Gerti Schafer Berto atua como voluntária. Ela é Enfermeira de formação, servidora da Secretaria Estadual da Saúde, integrante da Comissão das Mulheres do Sindicato Rural de Cascavel e membro do “Coral do Agro”. É esposa e mãe de agricultores. Gerti Schafer Berto é nossa entrevistada no episódio #05 do “Apasem Entrevista”.
Segundo Gerti, o perfil da mulher do agro mudou. Sua rotina está mais lotada. Como então devem se ater para que a saúde não fique em segundo plano? Ela também nos alerta sobre a importância dos exames de rotina preventivos, como a mamografia, e de que maneira os homens podem ajudar suas parceiras, filhas e mães para que não esqueçam do cuidado com a saúde.
Gerti Schafer Berto fala também sobre o trabalho do “Cascavel Rosa” e o que está sendo desenvolvido na cidade durante este mês de outubro.
Conheça: @cascavelrosa.oficial nas redes sociais.
Imagens: “Cascavel Rosa”

