Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar

O mês de junho é crucial na preparação das eleições municipais de 2024, marcado pelo prazo para a posse dos ministros responsáveis pelo comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão encarregado de organizar as eleições no Brasil. Na segunda-feira, 3 de junho, ocorreu a cerimônia de posse da Ministra Cármen Lúcia como Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o período de 2024 a 2026. Durante esse período, o Ministro Nunes Marques será o vice-presidente, o que significa que ele estará à frente do processo eleitoral nas eleições gerais de 2026.

2024 é um ano de eleições em mais de 50 países. Potências globais como os Estados Unidos, Reino Unido e a União Europeia, junto com economias emergentes como Brasil, Índia, África do Sul e México, estão ou estarão realizando eleições neste ano. Dentre os pleitos mais aguardados destaca-se o processo eleitoral nos Estados Unidos, a mais antiga democracia do mundo, terá um pleito histórico, onde dois presidentes disputam em uma espécie de referendo sobre seus respectivos mandatos. Considerando-se os Estados Unidos como a principal economia do mundo, os desdobramentos eleitorais neste país têm implicações significativas tanto na esfera econômica quanto na geopolítica global.

Acompanhe o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, na íntegra, acessando o site www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o App “PRCoop News”
Siga nas redes sociais: @sistemaocepar
Imagem: Comunicação Ocepar