Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar

Depois de um período em que a avaliação negativa superou a positiva entre abril e maio, a avaliação positiva do Governo voltou a subir em junho. As pesquisas mostram que a avaliação negativa é maior entre homens do Sul e Sudeste e entre evangélicos, com uma leve queda entre homens católicos.

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) tem papel de protagonismo no processo legislativo, por ser a comissão responsável pela análise de constitucionalidade dos projetos de lei. Neste ano, a Presidência da CCJ, tanto do Senado quanto da Câmara, passou a ser exercida pela oposição, determinando grande parte da agenda legislativa.

O processo eleitoral de 2024 é uma variável que impacta a relação Executivo-Legislativo. Como a base do governo é muito ampla e heterogênea, em muitos casos os partidos da coalizão vão se enfrentar em pleitos eleitorais estratégicos nas cidades.

As eleições para a sucessão dos atuais Presidentes da Câmara e do Senado, que encerram seus mandatos no segundo semestre, também é um assunto que divide e muito os partidos. Estas discussões impactam diretamente a relação do Governo Federal com o Congresso.

Desde o início do ano até o final de abril, o Governo Lula havia desembolsado R$ 3,4 bilhões em emendas. Em maio, esse número aumentou, com a liberação de mais R$ 9,4 bilhões. Apesar disso, sofreu derrotas importantes no Congresso. Esse cenário contrasta com o ocorrido em 2023, quando o empenho recorde de emendas às vésperas da votação da Reforma Tributária resultou em um aumento das taxas de governismo, que se manteve nos meses seguintes.

Acompanhe o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, na íntegra, acessando o site www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o App “PRCoop News”
Siga nas redes sociais: @sistemaocepar
Imagem: Comunicação Ocepar