Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar – Especial Eleições
As Eleições Municipais no Brasil, em 06/10, reafirmaram a resiliência democrática do país, com um processo amplamente pacífico, apesar da polarização política. Eleitores de 5.770 municípios elegeram Prefeitos e Vereadores, gerando implicações tanto para a política local quanto para a nacional. Embora a mídia tenha focado nos grandes centros urbanos, os resultados nos municípios menores oferecem uma visão mais ampla da direção política.
Para alguns analistas, as Eleições Municipais funcionam como um “termômetro” para as Eleições Gerais que ocorrem dois anos depois, uma espécie de plebiscito de meio de mandato presidencial. Por outro lado, há quem defenda que o pleito local segue uma lógica distinta, na qual os candidatos, especialmente os vereadores, são escolhidos mais pela sua conexão direta com a comunidade e seus atributos pessoais do que por questões ideológicas.
O maior destaque dessas Eleições foi a performance dos partidos do chamado “Centrão”. O PSD se consolidou como a maior força política municipal, ultrapassando o MDB, que historicamente dominava as Prefeituras desde a redemocratização.
Acompanhe o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, na íntegra, acessando o site www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o App “PRCoop News”
Siga nas redes sociais: @sistemaocepar
Imagem: Comunicação Ocepar