Consórcio paranaense vai receber recursos para produção de hidrogênio renovável

Um consórcio formado pela Copel, Sanepar e outras instituições paranaenses está entre os cinco projetos que irão compor o plano de investimentos do Brasil para os Fundos de Investimento Climático – Descarbonização da Indústria. A proposta do Consórcio Biogas-to-H2 Paraná, B2H2, é usar o biogás gerado em uma estação de tratamento de esgoto para produzir hidrogênio renovável de baixa emissão de carbono.

A seleção foi promovida pelo Ministério de Minas e Energia, por meio da chamada pública para hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono para descarbonização da indústria, uma das principais ações do Programa Nacional do Hidrogênio.

No projeto do Consórcio B2H2, o biogás proveniente de uma estação de tratamento de esgoto será transportado e convertido em gás de síntese com o uso da tecnologia de reforma catalítica, utilizando o conhecimento relativo ao tema já desenvolvido no Estado do Paraná na última década.

A iniciativa do Consórcio B2H2 também integra a captura de gás carbônico, gerando créditos de carbono e projetando uma mitigação de até 325 mil toneladas de CO₂ equivalente por ano.

Com informações do repórter Victor Luís, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga: @sistemaocepar
Foto: Maurilio Cheli/Sanepar