Cooperativismo mostra solidariedade e reconstrução após catástrofe climática no RS
Entre o final de abril e início de maio de 2024, o mundo acompanhou o que foi classificado como “a maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul”. Chuvas extremas atingiram mais de 60% do território estadual e provocaram inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra em 478 municípios. Cerca de 2,4 milhões de pessoas foram afetadas pelos efeitos das chuvas, que provocaram muitos prejuízos. Mais de 442 mil moradores tiveram que deixar suas residências e foram para abrigos ou ficaram desalojados. Ao todo, foram 183 mortes e dezenas de desaparecimentos.
Por iniciativa do Sicoob Central Unicoob, nasceu a Campanha “SOS Rio Grande do Sul”, uma corrente de solidariedade que contou com o suporte do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) e do Instituto Sicoob. A Central SC/RS foi também convidada a fazer parte da campanha. Foram arrecadados mais de R$ 15 milhões por meio de doações. Foi assim que o apoio do Sicoob chegou a 86 municípios do Rio Grande do Sul.
Pelo canal da cooperativa no YouTube, o Sicoob Central Unicoob produziu um vídeo mostrando os impactos da campanha. Ouça um trechinho:
Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga nas redes sociais: @sistemaocepar
Imagem: Divulgação