Defesa da cadeia leiteira paranaense continuará em 2026
Atualmente, a cadeia leiteira do Paraná enfrenta um momento de grande volatilidade, com produtores — especialmente da agricultura familiar — sob forte pressão devido à queda do preço do leite, que muitas vezes não cobre os custos de produção, e à concorrência de leite em pó importado, fatores que têm ameaçado a renda das famílias rurais e levado a discussões por políticas de proteção e apoio.
Em resposta, o governo estadual regulamentou recentemente uma lei proibindo a reconstituição de leite em pó importado para consumo humano e há debates sobre ampliar programas de compra direta de leite da agricultura familiar como forma de suporte. Há também iniciativas federais para fortalecer a produção familiar por meio de grupos de trabalho e políticas públicas colaborativas.
Em 2026, a entidade que existe para defender os interesses da pequena produção continuará o trabalho em prol da cadeia leiteira do Paraná, garante o Presidente da FETAEP (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado) Alexandre Leal dos Santos.
Saiba mais: www.fetaep.org.br
Siga nas redes sociais: @fetaep
Foto: FETAEP

