Dia do coop na COP30 tem debates sobre bioeconomia, transição energética e a recuperação de áreas degradadas
A COP30 teve um dia intenso em 18/11, marcado por debates sobre bioeconomia, transição energética e a recuperação de áreas degradadas. A agenda se concentrou em temas como restauração de nascentes, sistemas agroflorestais, economia circular e ações das cooperativas para conservar os biomas brasileiros.
Logo pela manhã, a Superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, participou de um Painel que discutiu como a agricultura pode liderar a transição climática por meio de práticas sustentáveis. Outro destaque foi o painel apresentado pela ABDI, com participação da Cooperacre, mostrando o cooperativismo como vetor de negócios sustentáveis. O papel das cooperativas na conservação de biomas também ganhou espaço em outro Painel.
E no Painel “Cooperar para Recuperar”, três cooperativas mostraram iniciativas de restauração de áreas degradadas e nascentes, essenciais para a segurança hídrica, preservação da biodiversidade e geração de créditos de carbono. Uma delas foi a Cresol Horizonte, de União da Vitória. Em entrevista às redes sociais do Sistema OCB, falou Kelly de Oliveira de Ramos, Analista de Relacionamento da cooperativa de crédito.
Siga: @sistemaocb
E não esqueça de acessar: https://somoscooperativismo.coop.br/cop30
Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
Siga: @sistemaocepar
Imagem: Reprodução Instagram @sistemaocb

