Exportações de soja, açúcar, combustíveis e frango batem recorde no Paraná em 2024

As exportações paranaenses de soja em grão, açúcar bruto, óleos e combustíveis, geradores e transformadores elétricos e carne de frango industrializada bateram recordes históricos nos primeiros sete meses deste ano. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, organizados pelo Ipardes.

O Paraná já exportou 13 bilhões e 600 milhões de dólares em 2024. No caso da soja, as vendas ao mercado internacional somaram três bilhões e 500 milhões no acumulado, correspondendo à maior cifra registrada para o período desde 1997, início da série histórica. Também houve um crescimento de 4,6% em relação ao mesmo período de 2023, que era o recorde anterior. Segundo Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes, a variedade de produtos que vêm registrando recordes de exportação demonstra que a competividade do Estado é generalizada.

De maneira geral, o Paraná é o 5º maior exportador do ano, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. Os maiores compradores do Paraná foram China, Estados Unidos, México, Argentina e Chile.

Com informações do repórter Gustavo Vaz, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga nas redes sociais: @sistemaocepar
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná