Força-Tarefa resgatou mais de 50 animais em Rio Bonito do Iguaçu

O trabalho de campo do Projeto “Paraná Contra Maus-Tratos”, idealizado pelo deputado federal Delegado Matheus Laiola, foi intenso em Rio Bonito do Iguaçu após o tornado que devastou 90% da cidade, que tem cerca de 14 mil moradores. O município, proporcionalmente um dos mais afetados do Paraná, enfrenta uma crise humanitária e animal.

O “Paraná Contra Maus-Tratos” atuou na linha de frente desde o dia seguinte à tragédia. O foco foi resgatar e cuidar dos animais atingidos, combatendo o abandono e os maus-tratos após o desastre.

O tornado causou ventos de 330 km/h, deixando cerca de 20 animais mortos, a maioria gatos, além de cães e um cavalo. O projeto resgatou cerca de 50 animais perdidos, feridos e desidratados pelas ruas. O cenário é de grande sofrimento, explica a vereadora curitibana Andressa Bianchessi e Coordenadora do projeto.

O projeto montou uma unidade móvel veterinária com voluntários ajudando de diversas cidades: Curitiba, Saudade do Iguaçu, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Marechal Cândido Rondon. Além de atendimento de emergência, as equipes distribuíram ração, água e medicamentos.

Para doações em dinheiro, a chave Pix é doe@gradbrasil.org.br destinada ao suporte emergencial e logístico; já para doações físicas de água, roupas, ração e alimentos não perecíveis, o ponto de coleta em Curitiba é no HPet, localizado na Rua Vicente Geronasso, 1480, no bairro Boa Vista; por fim, para coordenar outros tipos de contribuições, basta entrar em contato pelo WhatsApp no número (41) 99512-2757.

Foto: “Paraná Contra Maus-Tratos”