Infraestrutura precisa correr para alcançar o ritmo da produção agrícola

Técnicos do Governo que participaram de audiência pública na Câmara disseram que o objetivo é ter 80% das rodovias federais em boas condições até o final do ano. A audiência foi na Comissão de Agricultura e buscou levantar os gargalos para o escoamento da safra brasileira. Carlos Barros, Diretor-Executivo do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), disse que o órgão dobrou o orçamento verificado no governo anterior, chegando este ano a R$ 14 bilhões. Para Allan Machado, Diretor de Obras Públicas do Ministério dos Transportes, a situação deve mudar mais com os investimentos do PAC.

O Deputado Tião Medeiros (PR), que solicitou a audiência, disse que a infraestrutura precisa correr para alcançar o ritmo da produção agrícola. Tião é membro da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo).

Em relação aos corredores de escoamento da safra, Carlos Barros, do DNIT, disse que o objetivo é chegar a 80% de boas condições nos acessos aos portos das regiões Sul e Sudeste e de 90% para o acesso Norte. Segundo Davi Barreto, Diretor-Executivo da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários, a malha ferroviária atual é de 21,5% do total dos sistemas de transporte, enquanto a Rússia tem 81%. Em relação aos portos, Alex Sandro de Ávila, Secretário do Ministério de Portos e Aeroportos, disse que serão realizados 16 leilões de concessões este ano.

Com informações da repórter Silvia Mugnatto, da Rádio Câmara.

Mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
App Paraná Cooperativo News
Siga o @sistemaocepar: Instagram – Facebook – X – LinkedIn – YouTube – Flickr
Foto: Cassiano Rosário