Podcast PÁGINA DA SAÚDE #23: Pesquisa mostra influência das redes sociais na escolha de métodos contraceptivos – BioMarin busca aprovação no Ministério da Saúde de tratamento de nanismo – Herpes Zoster em crianças: o que pais devem saber e o que esperar da vacina – Mitos e verdades sobre varizes

Uma pesquisa da Ipsos, encomendada pela Bayer, revela que 59% das brasileiras usam a internet como principal fonte de informação sobre contracepção, índice que chega a 62% entre jovens. Especialistas alertam que conteúdos sem base científica podem levar a escolhas inadequadas e aumentar os casos de gravidez não planejada, que já afeta 62% das mulheres. O estudo aponta ainda que métodos como DIUs e implantes são pouco conhecidos, apesar de terem cobertura obrigatória nos planos de saúde.


A biofarmacêutica BioMarin pediu ao Ministério da Saúde a incorporação do medicamento vosoritida no SUS para tratar crianças com acondroplasia a partir de seis meses. Estudos apontam que a terapia pode aumentar em até 20 centímetros a altura de meninos e 16 de meninas, além de melhorar mobilidade, respiração e qualidade de vida. A expectativa é que a aprovação garanta acesso gratuito a uma terapia já utilizada em mais de 50 países.


Apesar de mais comum em adultos, o herpes zoster pode afetar crianças, geralmente com sintomas leves, como pequenas bolhas em um lado do corpo. Especialistas alertam que o acompanhamento médico é essencial para evitar complicações, especialmente em crianças imunossuprimidas. A vacinação contra a varicela continua sendo a principal forma de prevenção indireta, já que ainda não há vacina específica para herpes zoster infantil.


Quase metade dos adultos brasileiros apresenta algum grau de insuficiência venosa, mas muitos ainda acreditam que varizes são apenas um problema estético, atrasando o tratamento. Técnicas modernas, como o endolaser, permitem procedimentos rápidos em consultório, com anestesia local e alta no mesmo dia. Especialistas reforçam que o diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo evitam complicações graves, como trombose e úlceras.


O Podcast PÁGINA DA SAÚDE é uma produção da ALLE Comunicação. A narração é de Alexandre Salvador. A direção é da jornalista Jaqueline Falcão, criadora da “Página da Saúde” (www.paginadasaude.com.br). Ouça, siga o canal e compartilhe sem dó!
Imagens: Página da Saúde