Sistema Ocepar recebe representantes da pesca e aquicultura da Itália
O Sistema Ocepar recebeu, nesta segunda-feira (27/10), uma comitiva de representantes do setor público e privado da pesca e aquicultura da Itália. A comitiva integra um evento de imersão que está acontecendo em vários estados brasileiros para conhecer a realidade da pesca e da aquicultura do país, com vistas à troca de informações, experiências e tecnologia e possibilidade de negócios. O grupo iniciou sua agenda no Brasil por São Paulo, já passou por Santa Catarina e, depois do Paraná, segue para os estados do Ceará e Piauí.
Em Curitiba, a comitiva foi recebida pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Ele deu as boas-vindas e destacou as relações de amizade que mantém com a Itália, lembrando que anos atrás esteve em Bolonha num curso sobre cooperativismo. Ricken apresentou os números do cooperativismo e destacou as cooperativas paranaenses como referência na produção de pescados.
Annamaria Mele, presidente da Anapi Pesca – Associazione Nazionale Autonoma Piccoli Imprenditori dela Pesca (Associação Nacional de Pequenos Empreendedores Autônomos da Pesca) – falou sobre o papel das cooperativas italianas no setor agroalimentar. De acordo com os números apresentados, a Itália é muito dependente de importações para atender a demanda local por produtos da pesca e aquicultura e um dos grandes desafios do país é ampliar a produção. Cerca de 80% do que os italianos consomem vêm de outros países, o que representa uma oportunidade para o Brasil.
Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
Siga: @sistemaocepar
Foto: Júlia Duda / Assessoria Comunicação Sistema Ocepar

