Soja responde por 21% da movimentação anual e lidera exportações nos portos do Paraná; exportações de milho crescem 179% e receitas triplicam em 2025
A soja em grão foi o produto mais movimentado nos portos do Paraná entre janeiro e outubro, segundo relatório da Portos do Paraná divulgado em 24/11. A soja representa 21% de tudo que passou pelos portos paranaenses neste ano. O Brasil segue como maior exportador mundial, e o Paraná tem papel central nessa cadeia.
Para dar conta de uma demanda que não pára de crescer, o Porto de Paranaguá deve ampliar ainda mais a capacidade com a construção do Moegão, prevista para começar em janeiro de 2026. O Diretor de Operações Portuárias, Gabriel Vieira, destaca que a obra deve ampliar a capacidade de recebimento de grãos e dar mais agilidade ao fluxo no porto.
E o milho aparece como o grande protagonista das exportações paranaenses, registrando uma alta de 179% no volume enviado ao mercado externo de janeiro a outubro de 2025, em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do último Boletim Conjuntural do Departamento de Economia Rural, Deral, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná.
Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná:
Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
Siga: @sistemaocepar
Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná e Geraldo Bubniak/AEN

