Wilson Thiesen dedicou sua vida ao cooperativismo

Foi sepultado, na tarde de 08/07, no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, o corpo de Wilson Thiesen. Ele faleceu aos 83 anos, em casa, de enfarte, no dia anterior. Natural de Taió/SC, Thiesen deixa viúva a Sra. Rucliu, com quem foi casado por mais de meio século, e também os filhos Marcos, Maurício e Márcia, além dos netos.

Wilson Thiesen participou da criação da Organização das Cooperativas do Paraná, a Ocepar, em abril de 1971, tendo sido Presidente da entidade anos depois e também do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Por muitos anos, presidiu o Sindileite/PR (Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná). Atualmente, ocupava o cargo de Presidente-Executivo da entidade.

Thiesen também presidiu a Apasem (Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas), foi Delegado Federal do Ministério da Agricultura no Paraná, Vice-Presidente da Fiep, Presidente da Central Cooperativa Confepar e da Clac.

O Presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lembrou que Wilson Thiesen deu a vida para o cooperativismo.

Durante a cobertura do “2º Prêmio Queijos do Paraná”, no finzinho de maio de 2025, a Rádio Paraná Cooperativo entrevistou Wilson Thiesen. Ele lembrou, na ocasião, que a vitoriosa história do mercado lácteo paranaense começou com o cooperativismo.

Em 2019, o jornalista Samuel Milléo Filho, Coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, escreveu a biografia de Wilson Thiesen, que pode ser acessada na biblioteca virtual da entidade:
https://www.paranacooperativo.coop.br/publicacoes-livro/samuel-zanello-milleo-filho-wilson-thiessen-meu-legado-minha-vida-131739

A cobertura completa da morte e do legado de Wilson Thiesen você confere no site: www.paranacooperativo.coop.br
Foto: Arquivo Sistema Ocepar