23 de Outubro deve ser o “Dia Nacional do Plantio Direto”

O Senado aprovou o Projeto de Lei que institui o “Dia Nacional do Plantio Direto”. A ser celebrada anualmente em 23/10, a data tem como finalidade incentivar a realização de ações que contribuam para a universalização da prática. É uma técnica de semeadura na qual a semente é colocada no solo não revolvido usando semeadeiras especiais. A proposta segue para a sanção presidencial.

O Projeto é do Deputado Federal gaúcho Afonso Hamm. Segundo a Embrapa, as principais vantagens do plantio direto são a eliminação de erosão do solo, a conservação da água, economia de combustível, tempo e mão de obra, maior possibilidade de semeadura na época certa, menor risco na seca, melhor resposta da cultura às chuvas após um período de seca e melhor germinação de sementes e emergência das plantas. O Senador Marcelo Castro, do Piauí, elogiou a iniciativa.

O pioneiro do plantio direto na palha no Brasil foi o agricultor Herbert Arnold Bartz, que vivia em Rolândia, Norte do Paraná, que faleceu em janeiro/2021, aos 83 anos. A implantação do sistema concretizou o sonho de Bartz de produzir alimentos em abundância e qualidade, após enfrentar a fome na Europa durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Com informações do repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Getty Images/iStockphoto/Direitos Reservados