Boletim “AgroVOZ” #01
Uma certificadora brasileira de créditos de carbono lançou uma metodologia inédita pra verificação de créditos gerados a partir de uma cultura do agronegócio. Nesta primeira versão, é voltada para o cultivo de café. A intenção é atestar os projetos que promovam remoção, conservação e preservação dos estoques de CO2, por meio de culturas agrícolas. O CEO da empresa, Francisco Higuchi, explica que é a primeira metodologia que quantifica a contribuição do agronegócio ao equilíbrio climático através dos cultivos.
Incluídos como biofertilizantes, os aminoácidos causam efeito positivo significativo na planta, contribuindo para o crescimento e a produtividade da lavoura, mesmo em cenário adverso. Cada vez mais utilizados em diferentes culturas na produção agrícola brasileira, principalmente com o objetivo de reduzir o estresse, como altas temperaturas e falta de água, os aminoácidos atraem cada vez mais interesse da ciência vegetal básica e aplicada.
A rotina dos médicos-veterinários que atuam na pecuária brasileira é intensa e requer, além dos conhecimentos específicos, capacidade de lidar com novas tecnologias e alto nível de organização, pois, em muitos casos, os profissionais prestam serviços para várias propriedades. Para ajudar os técnicos de campo a monitorar com precisão os diversos rebanhos, foi criada uma plataforma de monitoramento que fornece dados sobre a o comportamento, o bem-estar e o estado reprodutivo de cada animal. “Ao abrir o software em seu computador ou dispositivo móvel, tem-se uma visão clara das propriedades rurais que necessitarão de visitas programadas e aquelas que demandam maior atenção”, comenta Thatiane Kievitsbosch, da empresa que criou a plataforma.