Boletim “AgroVOZ” #03

O uso de adjuvantes nas lavouras é um tema de discussões frequentes entre os produtores. Isso porque a aplicação não é tão simples e pode ser comprometida com a utilização de produtos de baixa qualidade e equipamentos inapropriados. Desenvolvidos para aumentar a eficácia da aplicação de herbicidas, inseticidas, fungicidas e fertilizantes, esses insumos quando bem posicionados, propiciam uma aplicação de melhor qualidade. Para a Dra. Lais Maria Precipito, Desenvolvedora de Mercado da BRANDT Brasil, muitos fatores podem comprometer uma aplicação correta. ‘’Contar com produtos de alta qualidade e utilizar equipamentos adequados são os primeiros passos para que a aplicação de defensivos agrícolas promova bons resultados na lavoura sem afetar a produtividade final’’, diz.

O clima adverso na safra de soja 23/24 gerou efeitos negativos para o campo. Os principais órgãos de análise e levantamento apontam para uma redução da produção e impacto no desempenho da segunda safra, que deverá ser afetada.

Os produtores de horticultura e fruticultura, dois dos principais cultivos da região de Campinas, interior de São Paulo, são os que mais utilizaram adubo orgânico composto no ano de 2023. Os dados são de um levantamento interno realizado pela Tera Nutrição Vegetal, unidade de negócios da Tera Ambiental, empresa que produz o insumo a partir da compostagem de resíduos sólidos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais, principalmente o lodo de esgoto. A pesquisa leva em conta os produtos da marca que foram comercializados no período.