Comissão de Agricultura aprova criação de selo para produtores de café artesanal

A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou projeto (PL 1454/23) que cria um selo para cafés produzidos e processados de maneira artesanal: o “Selo-Arte Café”. As regras para o registro da propriedade agrícola e do café a receber o selo seriam definidas pelo município da região produtora, que também fiscalizaria a qualidade do produto. O projeto teve como relatora a deputada Ana Paula Leão (MG), que apresentou parecer pela aprovação.

O autor da proposta, deputado Evair Vieira de Melo (ES), afirma que o café artesanal exige do produtor rural busca por qualidade do plantio à colheita. O mesmo método criterioso envolve a torra, a moagem do café e a seleção dos grãos para produzir a bebida.

O objetivo do selo é estimular o beneficiamento, o processamento e a oferta de cafés artesanais. A ideia é valorizar o produtor rural e a identidade da produção com uso de técnicas tradicionais e regionais. Isso daria, segundo Evair de Melo, maior valor agregado ao produto, estimulando a geração de renda na atividade e ajudando no desenvolvimento do mercado de cafés artesanais. O projeto está agora na Comissão de Constituição e Justiça.

Com informações do repórter Luiz Cláudio Canuto, da Rádio Câmara.

Mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
App Paraná Cooperativo News
Siga o @sistemaocepar: Instagram – Facebook – X – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados