Comitiva paranaense troca experiências com produtores de etanol de milho do Iowa
Com o objetivo de trocar experiências de sucesso no agronegócio, a comitiva internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta segunda-feira na sede da Summit Agricultural Group, em Des Moines, capital do Iowa, nos Estados Unidos. Durante a visita, a comitiva conheceu os modelos de organização que o grupo tem com produtores locais e a experiência da empresa com etanol de milho. O estado do Iowa, onde acontece a missão paranaense nos Estados Unidos, é referência no agronegócio como maior produtor de milho daquele país. O estado também possui o maior rebanho suíno e é destaque na produção de soja, biodiesel e etanol. Ratinho Junior afirmou que o Iowa foi escolhido pela comitiva pelas características econômicas e pelas semelhanças com o nosso Estado.
Durante a visita, a Summit Agricultural Group apresentou suas pesquisas na produção de etanol de milho, inclusive com plantas no Mato Grosso. No Brasil, esse combustível ainda representa uma parcela pequena na produção de todo o etanol nacional, mas a tendência é de aumento nos volumes processados. No ano passado, o Paraná produziu 22 mil metros cúbicos de etanol de milho. O volume, que vem em crescimento ao longo dos últimos anos, representa cerca de 2% de todo o etanol produzido no Estado. O governador comentou os ganhos já adquiridos nesta missão.
A comitiva paranaense, que também é composta por empresários e cooperativas, ainda foi apresentada às técnicas de processamento do DDG, um subproduto usado para nutrição animal produzido a partir do processo de destilação do milho. O Paraná é o segundo maior produtor desse grão do Brasil. A estimativa do Departamento de Economia Rural é que sejam produzidas 17 milhões de toneladas de milho na safra 2022-2023. A missão paranaense nos Estados Unidos começou no domingo e segue até quinta-feira. Entre os integrantes da comitiva estão os Presidentes das cooperativas Coprossel, Paulo Pinto de Oliveira Filho, e da Lar, Irineo Rodrigues, além de Silvio Krinski, Coordenador da Gerência Técnica e Econômica do Sistema Ocepar.
Com informações do repórter Gustavo Vaz, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o “APP PrCoop News”
Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: SECOM