Como é o primeiro trigo brasileiro para fabricação de malte?

O trigo é um dos cereais mais consumidos em todo mundo e está presente no pão quentinho, no bolo macio e no biscoito crocante. Sua versatilidade é tanta que ultrapassa a indústria alimentícia, servindo até como matéria-prima para produção de biocombustível. Com tantas opções, é importante destacar que trigo não é tudo igual: as cultivares têm características específicas que se adaptam em maior ou menor grau aos diferentes tipos de uso.

É isso que a Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) e a Biotrigo Genética comprovam com o lançamento da Biotrigo Weiss, primeira cultivar de trigo desenvolvida no Brasil para fabricação de malte. Kênia Meneguzzi, Gerente de Desenvolvimento de Produto para a Indústria da Biotrigo, conversou com a Rádio Paraná Cooperativo sobre suas principais características.

A nova cultivar será apresentada na abertura da “16ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (16ª RCBPTT)”, na noite desta terça-feira, no Centro de Eventos Agrária (Entre Rios, Guarapuava). Durante a cerimônia, será realizada a abertura de um barril de cerveja fabricada com o malte de trigo produzido com a Biotrigo Weiss, e os participantes do evento poderão degustar a novidade. As lavouras de semente começaram a ser plantadas com a nova cultivar este ano e a produção do cereal em escala suficiente para atender à demanda da indústria deve se concretizar em 2025.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o “APP PrCoop News”
Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Divulgação