Cooperativismo perde um dos seus “construtores”: Silvio Tedéo
Faleceu, no sábado (27/04), em Curitiba, o engenheiro agrônomo Silvio Tedéo, aos 82 anos. Ele lutava há muito tempo contra um câncer no pulmão. Deixa a esposa Ione, a filha Priscila e netos. Silvio, ao lado de lideranças como Ênio Marques Ferreira, Silvio Galdino, Takeki Nishiyama, Duílio José de Paola, Tadeu Duda, Wilson Thiesen, Guntolf van Kaick e Bejamim Hammerschimidt foram os “construtores” da Ocepar e do cooperativismo paranaense, nas décadas de 1960 e 1970.
Na época, Tedéo atuava como coordenador de cooperativismo da então Acarpa/Emater, hoje Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), quando se somou aos esforços do Incra e do Departamento de Agricultura e Cooperativismo, o DAC, da Secretaria de Agricultura do Paraná, para reorganizar as cooperativas, que haviam surgido sem nenhum planejamento e, muitas vezes, competiam entre elas.
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, esteve no velório nesse domingo (28/04), para realizar as últimas homenagens à Silvio Tedéo. A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento emitiu uma nota sobre a perda do agrônomo.
Foto: Comunicação Ocepar