Entenda por que o Greening tira o sono dos produtores de citrus

Você sabe o que é Greening? Segundo o Gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Blood, é uma doença com potencial para inviabilizar a citricultura no Paraná e em todo o Brasil, com forte impacto na economia das regiões produtoras.

Não há tratamento e o controle precisa ser preventivo. O Greening dos Citros é uma praga importante devido à severidade, rápida disseminação e dificuldades de controle. No Brasil, a bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus é o principal agente causal da doença. Ela afeta plantas de praticamente todas as espécies cítricas, além da murta, Fortunella spp. e Poncirus spp., e é transmitida pelo psilídeo asiático dos citros Diaphorina citri Kuwayama.

Além disso, os frutos ficam menores, deformados, podendo apresentar sementes abortadas, açúcares reduzidos e acidez elevada, o que deprecia o seu sabor, diminuindo a qualidade e o valor comercial, tanto para consumo in natura como para processamento industrial. As plantas infectadas apresentam inicialmente folhas com manchas amarelas em apenas um ou poucos ramos, quadro que pode evoluir para toda a copa da planta.

A área ocupada pela citricultura no Paraná é de aproximadamente 29.200 ha, sendo 20.700 ha de laranjas, 7.000 ha de tangerinas e 1.500 ha de lima ácida tahiti. O Valor Bruto da Produção da citricultura somou mais de 826 milhões de reais com produção de 842 mil toneladas de frutos.

Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o “APP PrCoop News”
Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – X – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Adapar