Foi dada a largada para o plantio da soja!

Produtores rurais de todo o Paraná já podem iniciar as atividades para o plantio da Safra de Soja 2023/2024. O Estado estava em vazio sanitário desde o dia 10/06 e acabou em 10/09. O vazio sanitário é o período em que não deve haver plantas de soja no campo. Ele é determinado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), e visa controlar a Ferrugem Asiática da Soja, uma doença que impacta significativamente a produção da oleaginosa.

A data aguardada pelos agricultores marca o começo de um ciclo de cultivo que pode influenciar diretamente na produtividade e na qualidade dos grãos colhidos ao final da safra. Neste período inicial, o manejo, as técnicas de cultivo e a nutrição das plantas desempenham um papel fundamental para garantir o sucesso da safra.

O manejo adequado do solo é o ponto principal para o plantio da soja. Antes das sementes serem semeadas, é necessária a preparação do solo por meio da análise de composição e pH, bem como da correção de deficiências nutricionais. Outro ponto considerado por especialistas é a temperatura, que precisa estar entre 20°C e 30°C.

O acompanhamento contínuo do desenvolvimento das plantas é fundamental. Ele envolve a observação do crescimento, a identificação precoce de problemas e a realização de ajustes nas práticas de manejo quando necessário. Além disso, a colheita deve ser realizada no momento certo, para garantir que os grãos atinjam o máximo potencial de qualidade e rendimento.

Com informações da cooperativa Copagril.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
App Paraná Cooperativo News
Siga o @sistemaocepar: Instagram – Facebook – X – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Copagril