Giro COOP

Dirigentes das cooperativas do Ramo Transporte do PR se reúnem nesta terça-feira, em Astorga – Previsão ainda é de chuvas acima da média na Região Sul em dezembro – Brasil exporta 2% do arroz do mundo

Nesta terça-feira (05/12), o Sistema Ocepar promove mais uma edição do “Fórum de Dirigentes de Cooperativas de Transporte”. Desta vez, será na sede da Cooperativa de Transporte de Astorga (CTA), em Astorga, na Região Noroeste do Estado, das 8h30 às 12h30. “Além de tratar da pauta de reivindicação do setor, a reunião tem como objetivo levantar as demandas do ramo, para que possam ser inseridas no próximo ciclo do plano estratégico do cooperativismo paranaense, o Plano Paraná Cooperativo (PRC). Por isso, é muito importante a participação de representantes das cooperativas”, afirma o Coordenador da Gerência de Monitoramento e Consultoria, Emerson Barcik.

Em dezembro, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas próximas ou abaixo da climatologia do mês em áreas da Região Norte, com volumes previstos inferiores a 200 milímetros (mm). Já a parte leste da Região Nordeste, ainda estará em seu período seco e é normal que os acumulados de chuva não ultrapassem os 100 mm. Em grande parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuvas acima da média e chuvas mais regulares. Para a Região Sul, ainda são previstas chuvas acima da média nos estados do Paraná e Santa Catarina, onde são previstos volumes acima de 180 mm. Volumes inferiores, são previstos para o centro-sul do Rio Grande do Sul, onde as chuvas devem ser próximas ou ligeiramente abaixo da média.

Brasil e Quênia concluíram as negociações para abertura do mercado queniano de arroz para consumo, após a certificação fitossanitária encaminhada, em 30/11, ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) pelo Serviço de Inspeção Sanitária Vegetal do Quênia (KEPHIS). De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/Mapa), as exportações brasileiras de arroz e suas variedades alcançaram US$ 657 milhões em 2022, representando 2% do comércio mundial do produto. Os principais mercados importadores do produto brasileiro são México, Senegal, Venezuela, Costa Rica e Gâmbia. Espera-se que a abertura do mercado queniano para o arroz brasileiro resulte em aumento de US$ 2,15 milhões nas exportações brasileiras, considerando o potencial econômico do Quênia.

Mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
App Paraná Cooperativo News
Siga o @sistemaocepar: Instagram – Facebook – X – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Ocepar