Giro COOP

Missão internacional mostra como o Japão alia tradição com inovação nas organizações – “I Fórum de Facilities e Gestão de Terceiros das Cooperativas do Paraná” é nesta sexta – “Reunião Paranaense da Ciência do Solo” promove debate científico e inovação tecnológica – Sistema Plantio Direto: inovação que brotou no Norte do Paraná conquistou o mundo

Um grupo formado por 18 profissionais das Organizações Estaduais do Paraná, Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte e do Sistema OCB iniciou, nessa segunda-feira (12/05), em Tóquio, a missão internacional Eleva Japão, com o tema “Inovação com propósito – conectando tradição e futuro cooperativista”. A iniciativa é do Sistema OCB, realizada por meio do Sescoop Nacional. A programação foi concebida para mostrar como as organizações japonesas equilibram com sucesso a tradição com a inovação e como essas lições podem inspirar e fortalecer o movimento cooperativo no Brasil. As atividades se estendem até sexta-feira (18/05). Pelo Paraná, estão participando da missão os analistas Alexandre Amorim Monteiro, da Gerência de Desenvolvimento Técnico, Rodrigo Gandara Donini, da Gerência de Monitoramento e Consultoria, e Lucia Massae Suzukawa, da Coordenação de Comunicação e Marketing.

O Sistema Ocepar, por meio do Sescoop, vai realizar no dia 16 de maio o “I Fórum de Facilities e Gestão de Terceiros das Cooperativas do Paraná”. A proposta é reunir os profissionais que atuam na área para o compartilhamento de boas práticas, e promover aprendizados com os cases de várias empresas. Um painel que será realizado no período da tarde contará com a apresentação de três cooperativas do Estado, que irão apresentar algumas das práticas adotadas. Facilities é o setor responsável por manter a infraestrutura das organizações funcionando de forma adequada e com qualidade, oferecendo as condições necessárias para que a empresa funcione e tenha todo o foco na realização da sua atividade-fim. O evento será das 8h às 17h10, em Curitiba, no Centro de Eventos Universe Life Square.

O tema “Diversidade, Funções e Uso do Solo: Desafios e Oportunidades” pautará a “IX Reunião Paranaense da Ciência do Solo” que será realizada de 13 a 15 de maio de 2025, no Campus Rebouças e no Campus Agrárias da UFPR, em Curitiba, reunindo aproximadamente 400 participantes entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área. Promovido pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR/SBCS), o evento conta com uma programação diversificada, voltada para o debate científico e a inovação tecnológica.

***

O Paraná teve protagonismo não apenas na técnica de semear sem mexer o solo, mas também na construção de um modelo conceitual e na consolidação de um sistema integrado de práticas agrícolas que hoje é referência mundial. Essa é a principal conclusão de um artigo científico recentemente publicado na prestigiada revista “Avanços na Agronomia”. O texto traça um panorama histórico e técnico sobre o surgimento e disseminação do plantio direto. Já em meados da década de 1960 pesquisadores questionavam se o preparo convencional do solo com aração e gradagem, herdado da tradição europeia, era adequado às condições tropicais. Datam desse período os primeiros ensaios sobre plantio direto em Londrina pelo antigo Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária Meridional, antecessor da Embrapa.

***

Quer saber mais? www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga: @sistemaocepar
Imagens: Comunicação Sistema Ocepar e Divulgação