Governo do PR propõe implementar cooperativas-escolas para potencializar colégios agrícolas

O Governo do Estado encaminhou em 09/05 à Assembleia Legislativa um projeto de lei para implementar o funcionamento de cooperativas-escolas nos colégios agrícolas e florestais da rede estadual de ensino do Paraná. Nessas instituições de educação profissional, os estudantes realizam diversas atividades práticas de agricultura e pecuária no campo integradas ao ensino médio, em unidades didático-produtivas conhecidas como fazenda-escola, mas a responsabilidade final sobre todos os processos ainda é da gestão escolar.

Com isso, a expectativa é dar fim à demora de processos licitatórios para aquisição de remédios e defensivos, além da dificuldade de obtenção do Cadastro de Produtor Rural CAD/PRO, documentação necessária na aquisição de insumos para o desempenho das atividades práticas ligadas ao campo.

O objetivo da lei é garantir maior eficiência e agilidade às demandas dessas instituições, possibilitando a comercialização de produtos e gerando recursos a serem utilizados na própria instituição, além de proporcionar o contato dos estudantes com novas tecnologias utilizadas no campo por meio de parcerias no ramo do agronegócio, promovendo a utilização mais eficiente dessas áreas. O Coordenador dos Colégios Agrícolas da Secretaria de Estado da Educação, Renato Gondin, destaca a importância dessa formalização.

Com informações do repórter Felippe Salles, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Lucas Fermin/Seed-Pr