Indústria verde terá vantagens para exportação

A Comissão de Relações Exteriores aprovou um projeto que garante prioridade para a indústria verde no Programa de Financiamento às Exportações, o Proex. Além de menores taxas de juros, essas empresas vão contar com prazos maiores de empréstimo. O autor, senador Renan Calheiros, de Alagoas, defende que o Brasil tem grande potencial para se tornar o líder global nas exportações de produtos com selo sustentável. Já o relator, senador Humberto Costa, de Pernambuco, acredita que a medida também vai servir como estímulo para as indústrias voltadas ao mercado interno adotarem tecnologias mais limpas.

No relatório, Humberto Costa optou por ampliar as empresas que terão prioridade nas operações, para além daquelas que adotam técnicas sustentáveis, como as que fornecem os bens de capital e insumos. O objetivo é favorecer todos os que contribuem com o meio ambiente, em toda a cadeia produtiva. Para Renan Calheiros, as alterações vieram em boa hora.

O projeto agora será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos. Se aprovada, a proposta será regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional. Com informações da repórter Marcella Cunha, da Rádio Senado.

Mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
App Paraná Cooperativo News
Siga o @sistemaocepar: Instagram – Facebook – X – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: freepik.com