Nova indústria a ser instalada nos Campos Gerais será a primeira do Brasil a produzir maltes especiais
Maior produtor de cevada do Brasil, o Paraná vai ganhar uma nova fábrica para a produção de malte para a indústria cervejeira. A Cooperativa Agrária anunciou um investimento de 500 milhões de reais para a construção de uma maltaria em Guarapuava. O empreendimento é da Ireks do Brasil, grupo formado pela cooperativa e pela empresa alemã Ireks, e foi incluído no programa de incentivos fiscais do Governo do Estado.
A nova indústria será instalada no distrito de Entre Rios, ao lado de outra maltaria da Agrária, e começa a ser construída no primeiro trimestre do ano que vem, com previsão de iniciar a operação em 2026. A empresa vai ser a primeira no Brasil a produzir maltes especiais, produto que hoje é importado, para abastecer o mercado nacional. A previsão é gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos. Ratinho Junior afirmou que o anúncio consolida o bom momento do Estado no ambiente de negócios.
O Presidente da Agrária, Adam Stemmer, explicou que a construção será feita pela Ireks, sendo que a operação da maltaria, produção e industrialização da cevada, além da comercialização do malte, serão feitos pela cooperativa.
O Diretor-Presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, destacou que o projeto deve impactar também na balança comercial do Estado, com a nacionalização de um produto que hoje é totalmente importado.
Com informações do repórter Gustavo Vaz, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.
Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Ari Dias/AEN