Novo Plano Safra incentiva fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis

O Plano Safra 2023/2024, lançado em 27/06, em Brasília, incentiva o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis. Serão premiados os produtores rurais que já estão com o Cadastro Ambiental Rural analisado e também aqueles que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis. As reduções na taxa de juros de custeio poderão ocorrer de forma independente ou cumulativa. Além disso, o Programa para Financiamento a Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro) incorpora os financiamentos de investimentos identificados com o objetivo de Incentivo à Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária.

O RenovAgro é o novo nome do Programa ABC. Como novidade deste ano, o RenovAgro amplia o apoio à recuperação de pastagens degradadas, com foco na sua conversão para a produção agrícola, com a menor taxa de juros da agricultura empresarial: 7% ao ano.

A partir deste ano, o Programa de Modernização da Agricultura e Conservação dos Recursos Naturais (Moderagro) passa a financiar também correção de solo, com utilização de calcário, mineralizadores e fosfatagem. Outros programas, como o Inovagro, o Proirriga e o Moderfrota também têm em sua concepção o incentivo à produção agropecuária de baixa emissão de carbono.

Marina Silva, Ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, constatou que o Plano Safra 2023/2024 é inovador e pode ser aprimorado cada vez mais.

Com informações do Ministério da Agricultura.

O Plano Safra da Agricultura Familiar será anunciado nesta quarta-feira. Acompanhe, em detalhes, toda a análise do Plano Safra 2023/2024 no site www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Mapa