Orientação técnica é aliada do produtor no combate às pragas do milho
Colheita a todo vapor, com resultados acima da média, são registrados no Paraná, e a evolução tecnológica de híbridos e manejos para os próximos plantios foi apresentada durante os “Dias de Campo” da cooperativa Copacol. Participaram das visitas às áreas demonstrativas mais de mil cooperados do Oeste e do Sudoeste do Estado, que puderam acompanhar os exemplos de adaptabilidade de sementes e de eficiência de defensivos. Daí a importância de eventos como os “Dias de Campo”, explica Ronaldo Novais, Engenheiro Agrônomo da Copacol. Todas as experimentações realizadas pelo CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) são compartilhadas com os produtores durante as visitações aos campos demonstrativos.
Quando o assunto é milho, as experiências da última safra se aliam ao conhecimento obtido por meio das áreas experimentais. O resultado? Melhor índice produtivo, mesmo em condições adversas. As perdas causadas pela Cigarrinha-do-Milho ano passado não foram repetidas neste momento: vitória da orientação técnica. O desafio deste ano foi o controle de percevejos. As chuvas regulares registradas durante a safra dificultaram o controle da praga, no entanto, não comprometeram as lavouras, afirma o Gerente Técnico do CPA, João Maurício Trentini Roy.
Por enquanto, a colheita de milho foi realizada em 30% da área de atuação da Copacol, com média de 300 sacas por alqueire. A expectativa da coop é receber 14 milhões de sacas do grão nesta safra.
Com informações do programa de rádio “Estação Copacol”.
Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
Baixe o “APP PrCoop News”
Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Copacol