PODCAST “PÁGINA DA SAÚDE #15”

Cuidado com Úlceras Venosas! – Novas armas para enfrentar o Câncer de Pulmão

As úlceras venosas têm afetado uma considerável parcela da população adulta em todo o mundo, com uma incidência de 3 a 5 diagnósticos por 1.000 habitantes por ano. A condição representa de 70% a 80% dos casos de lesões nos membros inferiores e é mais comum em mulheres e em indivíduos com mais de 65 anos de idade¹. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a doença é caracterizada por uma ferida na perna, entre o joelho e tornozelo, sendo suas principais causas a incompetência valvular venosa, a falha na bomba muscular da panturrilha e hipertensão venosa. Estima-se que cerca de 1% da população apresenta o problema². Isso equivale a aproximadamente 80 milhões de pessoas. O cuidado com as úlceras venosas tem representado um grande desafio para profissionais de saúde, uma vez que envolve altos gastos, além de impactar na vida social, saúde mental, cotidiano e autoimagem do paciente.

Entre 2026 a 2030, a mortalidade prematura de homens de 30 a 69 anos por câncer de pulmão deverá cair 28% segundo projeções do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Trata-se de um cálculo matemático, que leva em consideração o número de mortes por tipo de câncer, sexo e faixa etária registrados entre 2001 e 2015 no Sistema Nacional de Informações de Mortalidade (SIM). A perspectiva de queda é atribuída ao esforço do governo federal para reduzir o tabagismo, associado a cerca de 80% dos casos da doença.

O Brasil já teve muito mais fumantes. Em 1989, eles representavam 34,8% da população com 18 anos ou mais segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde. Em 2019, a última edição deste levantamento revelou que os tabagistas hoje representam 12,6% dos brasileiros nesta faixa etária. O sucesso das campanhas antitabagistas do governo brasileiro é inegável e hoje servem de modelo para os sistemas de saúde de vários países. No entanto os jovens brasileiros estão voltando a fumar, principalmente cigarros eletrônicos, que também causam prejuízo à saúde. As informações são de Mauro Zukin, médico com doutorado em Oncologia Clínica pelo INCA, é fundador e ex-presidente do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e trabalha na coordenação da Oncologia Torácica da Oncologia D’Or.

O “Podcast Página da Saúde” é uma produção da ALLE Comunicação. A narração é de Alexandre Salvador. A direção é da jornalista Jaqueline Falcão, criadora da “Página da Saúde”. Ouça, siga o canal e compartilhe sem dó!

Imagem: “Página da Saúde”