Sistema Ocepar lamenta o falecimento de Alysson Paolinelli

O Presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lamentou o falecimento do ex-Ministro da Agricultura e atual Presidente-Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli, ocorrido na manhã de 29/06. Para Ricken, é uma grande perda para todos nós. Paolinelli exerceu uma trajetória exemplar, contribuindo muito para o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro, que hoje se destaca por sua eficiência e profissionalismo.

Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, Alysson Paolinelli era Agrônomo formado em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram o Estado o maior produtor de café do Brasil. Em 1974, assumiu o Ministério da Agricultura. Modernizou a Embrapa e promoveu a ocupação econômica do cerrado brasileiro. Ele implantou um ousado programa de bolsas de estudos para brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do reequacionamento da ocupação do bioma amazônico.

Após deixar o Ministério da Agricultura, ainda exerceu cargos de destaque na vida pública brasileira: foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, Deputado Constituinte e Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Em 2006, foi agraciado com o World Food Prize, prêmio que equivale ao Nobel da Alimentação. Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e 2022. Em 2021, durante passagem por Medianeira, Oeste do Paraná, Paolinelli foi entrevistado pela Rádio Independência. Ele disse na época que se o Nobel da Paz viesse, a homenagem não seria para ele, mas para o Brasil.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
APP PrCoop News
Siga @sistemaocepar: Instagram – Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Sescoop/RS