Câmara aprova projeto que aumenta percentual de mistura de biocombustíveis nos combustíveis fósseis como maneira de reduzir emissões de gases do efeito estufa

A Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 528/20) que aumenta o percentual de mistura de etanol na gasolina, assim como o do biodiesel no óleo diesel, e além disso cria um programa para estimular a produção e o uso de bioquerosene na aviação. Ou seja, a proposta aumenta o uso de combustíveis de fontes renováveis em todo o setor de transporte, chamados de “combustíveis do futuro” pelo governo. O governo apresentou um dos seis projetos (PL 4516/23) que serviram de base ao relator, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), na elaboração do texto aprovado.

O projeto prevê que a mistura do etanol na gasolina poderá chegar a 35% se houver viabilidade técnica. Hoje é de 27,5%. Também permite que a mistura de biodiesel no diesel comum saia dos atuais 15% para até 25% a partir de 2031. A proposta cria ainda um Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação, conhecido como SAF. Também estabelece que as companhias aéreas deverão reduzir em 1% as emissões de gases de efeito estufa a partir de 2027, alcançando 10% em 2037.

O relator afirmou que o projeto vai aumentar os investimentos em biocombustíveis, gerar empregos e ajudar na redução da emissão de gases do efeito estufa.

Com informações do repórter Antonio Vital, da Rádio Câmara.

Mais informações: www.paranacooperativo.coop.br
App Paraná Cooperativo News
Siga o @sistemaocepar: Instagram – Facebook – X – LinkedIn – YouTube – Flickr
Imagem: Câmara dos Deputados